Censo Batista 2016


Atualize e coopere com o avanço de nossa denominação.

Contato: (84) 99997-8712 (Pr. Luiz Carlos)


Em 2016, a CBB realizará o I Censo Batista, que será um retrato de corpo inteiro da denominação batista com o levantamento do perfil e características das igrejas, ou seja, ele nos dirá quantos somos, como somos e onde estamos.
As questões que serão investigadas no Censo Batista 2016 ...


Em 2016, a CBB realizará o I Censo Batista, que será um retrato de corpo inteiro da denominação batista com o levantamento do perfil e características das igrejas, ou seja, ele nos dirá quantos somos, como somos e onde estamos.
As questões que serão investigadas no Censo Batista 2016 são produtos de amplas consultas e debates com representantes da Convenção Batista Brasileira, sendo a Junta de Missões Nacionais o articulador deste processo.

Hoje somos aproximadamente 13.436 igrejas e congregações que somam aproximadamente 1,7 milhões batistas da CBB, o que representa 0,8% da população brasileira

Mas...
* O que sabemos desta população batista?
* Qual é o perfil e a localização dessas igrejas?
* Qual é a distribuição da faixa etária dessa população?
* Qual a visão de crescimento?
* Qual é o perfil do pastor e suas formações?
* Qual trabalho tem sido desenvolvido com crianças, surdos, estrangeiros etc?
* Qual é o envolvimento missionário de cada igreja batista?
* Quais têm sido as ações de compaixão de graça?

O Censo de 2010 do IBGE revelou que a população evangélica no Brasil passou de 15,4% em 2000 para 22,2% em 2010. Destacado por Cardoso em 2011 na sua matéria para revista “Isto É” sobre “O novo retrato da fé no Brasil”, o crescimento assustador dos que se declararam “evangélicos sem igreja”, classificados pelo IBGE como evangélicos sem vínculo institucional, que entre 2000 e 2010 aumentaram em 779,2% ou de 8,7 vezes (de 1.048.487 para 9.218.129). Neste mesmo censo, diminuiu o número dos que se declararam católicos ao longo da última década e aumentou o número dos que dizem não ter religião, quintuplicando de tamanho entre 1980 e 2010, grupo este heterogêneo composto por agnósticos, ateus e, sobretudo por indivíduos que passaram a declarar não dispor de filiação religiosa, não necessariamente por descrença.

Diante desta realidade histórica, o que tem acontecido com as nossas igrejas e congregações? Os dados que serão coletados neste Censo Batista são de suma importância para visualizarmos o cenário atual dos batistas da CBB. Com essas informações será possível traçar metas e objetivos mais precisos para avanço da denominação e tomada de decisões.

Os resultados do Censo serão utilizados, principalmente, para:

· Criar uma base de cadastros única e íntegra das igrejas e congregações batistas da Convenção Batista Brasileira;
· Mapear o real cenário batista;
· Conhecer a estrutura e a força do trabalho batista em cada município brasileiro;
· Traçar metas e objetivos mais precisos para o avanço da denominação.


Mais informações: (84) 99997-8712 (Pr. Luiz Carlos)







Login Form